O que é experiência
A experiência, em termos gerais, refere-se à totalidade dos eventos e impressões sensoriais e afetivas que uma pessoa vivencia ao interagir com algo ou participar de uma atividade.
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O que é User Experience Design
”User experience design", ou ”Design de experiência do usuário” é a área que envolve todos os aspectos da interação da pessoa usuária final com a empresa, seus serviços e seus produtos.
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Pai do UX
Boa
”Minhas expectativas foram atendidas.”
”Tive uma boa sensação ao usá-lo.”
”Fui supreendido com várias inovações.”
Ruim
”Minhas expectativas foram atendidas.”
”Tive uma boa sensação ao usá-lo.”
”Fui supreendido com várias inovações.”
Viceral
Esta é a reação emocional imediata e instintiva que ocorre quando um usuário entra em contato pela primeira vez com um produto. É baseada na estética do design, incluindo suas cores, formas, texturas e outras características visuais. Por exemplo, um smartphone com um design elegante e cores vibrantes pode evocar uma emoção de desejo ou atração instantânea. A emoção visceral é crucial para criar uma primeira impressão positiva e despertar o interesse do usuário.
Comportamental
Esta emoção surge durante o uso ativo do objeto ou do design. Ela está relacionada com a funcionalidade, usabilidade e eficácia do design. Se um produto é fácil e intuitivo de usar, ele pode evocar uma emoção comportamental positiva, como satisfação ou confiança. Por outro lado, se um produto é complicado ou frustrante de usar, pode gerar emoções negativas, como irritação ou ansiedade. O design deve ser orientado para proporcionar uma experiência de uso agradável e eficiente.
Reflexivo
Essa emoção ocorre antes ou depois do uso do produto, quando o usuário reflete sobre a experiência. Está relacionada com o significado, valores e impacto do produto na vida do usuário. Um design reflexivo bem-sucedido pode evocar emoções como orgulho, nostalgia ou gratidão. Por exemplo, um relógio de família passado de geração em geração pode evocar uma emoção reflexiva de valor sentimental e conexão com a história da família. O design emocional reflexivo busca criar uma ligação duradoura e significativa entre o usuário e o produto.
Arquitetura da informação
Responsável pela organização e otimização dos conteúdos em um produto e serviço.
Análise de requisitos;
Jornadas do usuário;
Mapas de navegação;
Taxonomia.
Usabilidade
Responsável por tonar a navegação mais acessível e utilizável para todas as pessoas usuárias.
Wireframes;
Fluxos de interação;
Análise heutística;
Coesão.
Design visual
Responsável pela aplicação dos conceitos visuais para criar experiências agradáveis e confiáveis.
Tipografia;
Cores;
Formas;
Imagens.
Análise de dados
Responsável por interpretar os dados de pesquisa e transformar em insights e soluções tangíveis.
Interpretação de Métricas;
Funil de Conversão;
Testes A/B;
Mapas de Calor.
Design de interação
Responsável por projetar como os usuários irão interagir com os produtos ou serviços.
Wireframes;
Padrões de design e consistência;
Microinterações;
Acessibilidade.
Pesquisa do usuário
Responsável por captar dados que ajudam a compreender o público-alvo e acompanhar métricas.
Objetivos de pequisa;
Métodos de pesquisa;
Recrutamento de participantes;
Questionários.
Principais especialidades de UX
UX Researcher
O Ux Researcher é especializado em coletar e analisar dados para validar o design.
Formulários;
Entrevistas;
Personas.
Ux Writer
Concentra-se na criação de conteúdo claro para interfaces digitais, contribuindo para mensagens intuitivas.
Manual de tom de voz;
Textos otimizados.
Ux Designer
Ux Designer é responsável por projetar interações visuais e experiências agradáveis para os usuários.
Validação de hipóteses;
Estruturação do processo;
Wireframes.
Arquiteto da Informação
Atua na organização da estrutura da informação para otimizar a navegação do usuário.
Sitemap;
User flow;
Taxonomia.
Ux Strategist
Desenvolve estratégias que alinham a experiência do usuário aos objetivos de negócios.
Canvas de proposta de valor;
MVP - Produto mínimo viável.
Product Designer
Colaboram em todas as fases do ciclo de vida do produto, desde a pesquisa inicial do usuário até a implementação final, visando entregar soluções visuais e funcionais.
Acompanhamento de métricas;
Processo de discovery.
”Design Thinking é uma metodologia centrada no usuário que promove a inovação através de fases de empatia, definição, ideação, prototipagem e testes. Prioriza a resolução de problemas de forma colaborativa e adaptável.”
Empatia
Definição
Ideação
Prototipagem
Teste
Super problema
Super solução
Pequeno problema
Pequena solução