Recados importantes
Nessa aula eu passo as principais instruções para uma boa experiência de aprendizado dos cursos.
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Material didático
Siga a trilha de estudo do material didático para ter uma experiência completa de aprendizado e imersão.
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1 - BRIEFING DO PROJETO
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Ao definir os objetivos e escopo do projeto, a equipe de design foca em compreender o problema do usuário. Ferramentas como Personas, Matriz CSD e Double Diamond são empregadas para obter insights sobre as necessidades e perspectivas dos usuários, orientando eficazmente o processo criativo.
- Pesquisas de usuários: direcionadas ao estudo do público-alvo;
- Pesquisa de mercado: voltada para a análise do mercado visando a segmentação;
- Pesquisa competitiva: avaliação da abordagem dos concorrentes na resolução de problemas similares, identificando oportunidades de entrada;
- Pesquisa de produtos: análise de insights provenientes de produtos já existentes.
3 - IDEAÇÃO (WIREFRAME)
Após a fase de ideação, seguida pela validação com as partes interessadas, a equipe de design de interface transforma wireframes em protótipos de média a alta fidelidade. Nesta etapa, é recomendável aproximar o protótipo das funcionalidades previstas para o resultado final. Se a empresa dispuser de um Design System, é possível utilizar a biblioteca de componentes para criar protótipos interativos.
O propósito primordial dos protótipos de alta fidelidade é conduzir testes de usabilidade, garantindo uma avaliação precisa da experiência do usuário.
5 - TESTE DE USABILIDADE
A equipe de design fornece seus protótipos e documentação à equipe de desenvolvimento para iniciar o processo de engenharia.
Embora a transferência ocorra no estágio final do processo de UX, designers e desenvolvedores iniciam uma colaboração desde a concepção, facilitando a transição do design para o desenvolvimento e assegurando que os designs estejam em conformidade com as restrições técnicas.